Por Jessé Cardoso: Nós Pensadores

Zona Oeste do Município do Rio de janeiro, 01 de julho de 2025
Estamos perdendo a oportunidade de discutirmos o que vivemos, conhecemos, e por isso poderiamos dar respostas a muitos dos problemas da Zona Oeste, região onde moramos.
Estamos atualizados no cenário nacional e internacional sobre diversos temas, e isso contribui muito para o debate regional porém, só acrescentaria algo se houvesse um paralelo com nossos problemas e soluções.
Isso significaria mostrarmos a cara, assumirmos responsabilidades, pensarmos público; “dar nomes aos bois”.
Mas isso tem um custo social, e as vezes, econômico. Não estamos dispostos a pagar, e isso torna infrutífero qualquer debate ou opinião. Isso explica o fato de ainda con2vivermos com problemas apontados na nossa infância que culminam em sonhos não realizados.
Enganamo-nos pensando que existe alternativa. Só nós, podemos resolver nossos problemas. Quem disser o contrário desconhece a história. Estamos morrendo sem pagar esse preço e assistindo falsos profetas, estes forasteiros, nos enganarem – César Maia, ex-prefeito, e Eduardo Paes, o atual.
Já perdemos alguns dos nossos heróis contemporâneos que não pagaram o preço e não viram a mudança, seus sonhos realizados.
Por Jessé Cardoso